Junta de Freguesia de São Lourenço do Bairro Junta de Freguesia de São Lourenço do Bairro

Conforme documentação em arquivo:

Ocorreram ainda mais algumas transformações até 1898.
D. Dinis deu a Aldonsa Rodrigues de Sousa, em 1301, o reguengo de São Lourenço do Bairro, entre outros, que ficaria, por sua morte, ao filho de ambos, D. Afonso Sanches e sucessores legítimos.
São Lourenço formou concelho antigo, com foral Manuelino em 1514.
Franklin aponta foral a um São Lourenço, dado por D. Afonso III, em 1255, que não se sabe se dirá respeito a este.
A época constitucional organizou um concelho, com sede em São Lourenço, extinto em 1853. Existem actas com data de 30 de Julho de 1840, sendo presidente do concelho de São Lourenço do Bairro:
– Martinho Nunes Fragoso;
e vereadores:
– Adriano Francisco Guedes;
– José Maria Guedes Pinto ;
– Duarte José Antunes;
– Manuel Lopes;
– António José Rodrigues;
 etc.
Ao nível eclesiástico, esta região esteve ligada à diocese de  Coimbra até ao momento em que foi criada a diocese de Aveiro, em 12 de Abril de 1774, à qual passam a pertencer : Ancas, Óis do Bairro; Sangalhos; São Lourenço do Bairro; e Vilarinho do Bairro; integrados no arcebispado de Vilarinho do Bairro a partir de 1859.
Extinta esta diocese em 1881, as suas comarcas e bens regressam à posse da diocese de Coimbra e só a 24 de Agosto de 1938 se assistirá à restauração da diocese de Aveiro, que acarreta a integração de dez concelhos, entre os quais o de Anadia, então constituído por treze freguesias.

Origem do nome da Freguesia

Antes, o nome da terra era só S.Lourenço. Só bem mais tarde surge, como em muitas terras da Bairrada, o determinativo “Barro” e depois Bairro. Aliás, S. Lourenço do Bairro, no início do século XVII, conforme documentos paroquiais de 1650, tanto se grafava “Sam Lourenço do Barro” (como acontecia no fronstespácio dos livros de assentos paroquiais, como “S. Lourenço do Bairo” ou ainda “S. Lourenço do Bayro”).
Aparece em documentação datada do ano de 883, numa doação a Santiago de Compostela, doação que foi confirmada em 1O de Março de 1063. Entretanto, el rei D.Dinis dava o reguengo a S. Lourenço do Bairro a Aldonsa Rodrigues de Sousa. A freguesia é efectivamente uma das mais antigas de toda a Bairrada. Tanto que a primeira igreja, conforme inscrição existente e que António de Vasconcelos (“Inscrições no Distrito de Aveiro”, ADA, Vol VII) considera uma das melhores inscrições da época, “um monumento epigráfico” embora de construção tardia, foi inaugurada no dia 25 de Outubro de 1181 pelo bispo de Coimbra.

Foral
Terra de alguma importância teve foral manuelino (D. Manuel I) datado de 5 de Abril de 1514. Este documento mostra as terras que formavam a vila, concelho, mas também as obrigações e regalias, que eram sempre menos. Vêm mencionados os lugares de Pedralva, Couvelha (“Covella”), Levira (“Limiram”), Póvoa do Moinho, Alvites Póvoa das Laceiras, Espairo (está escrito “Esparco”) e S.Mateus.
Os foros que pagava cada casal antigo de S. Lourenço: cinco alqueires de trigo e de cevada outros tantos, dois capões e duas galinhas e “quatorze meas de vinha na bica”; os dos outros lugares: cada casal, três alqueires e três quartas de trigo e dois alqueires e meio de cevada e ainda um capão e dez ovos. Os casais da sede tinham outra obrigação: levarem o pão ao celeiro e o vinho à cuba. Embora pequena sede de um concelho, ainda está de pé ao edifício da Casa da Câmara, hoje sede da Junta de Freguesia, e à sua frente o velho Pelourinho, reconstituido. Ainda existe na autarquia a antiga bandeira de concelho. Bem como a antiga Casa do Notório, não muito dali, precisamente da Rua Principal. O padroeiro desta pequena vila, S. Lourenço (era uma povoação que, em 1700, tinha apenas vinte vizinhos, à sombra de uma igreja paroquia) é que deu o nome à terra. 0 determinativo, do Bairro, como em outros casos vizinhos, foi-lhe acrescentado muito mais tarde. Os lugares que compõem hoje esta freguesia são exactamente os que figuram, em 1708 na “Coreografia Portugueza”, uns com mais habitantes do que S.Lourenço, outros menos.

© 2024 Junta de Freguesia de São Lourenço do Bairro. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia